Serviço de referência já salvou centenas de vidas; Diretoria trabalha para credenciamento junto ao Sistema Único de Saúde - SUS
No mês em que lembramos com ainda mais veemência as condições relacionadas ao coração, destacando as medidas de prevenção e o diagnóstico adequado – através da campanha ‘Setembro Vermelho’ e o Dia Mundial do Coração (29 de setembro), a Santa Casa de Assis exalta, dentre toda a sua estrutura cardiológica, o moderno e tão essencial serviço de Hemodinâmica.
Por meio de técnicas minimamente invasivas, até agosto de 2024 mais de 1070 exames e procedimentos já foram realizados, contribuindo para a preservação de centenas de vidas.
O que é a Hemodinâmica?
A Hemodinâmica utiliza cateteres para diagnósticos e intervenções precisas, frequentemente substituindo cirurgias convencionais.
Entre os benefícios dessas técnicas estão a redução do tempo de internação e a diminuição do risco de complicações, oferecendo uma recuperação mais rápida e segura.
A equipe, comandada pelo Dr. Freddy Antônio Brito Moscoso, médico cardiologista e intervencionista da Santa Casa de Assis, é composta por profissionais experientes e altamente capacitados, preparados para atender desde casos eletivos até emergenciais de alta complexidade.
Procedimentos realizados
Entre os principais procedimentos realizados pela Hemodinâmica estão: Cateterismo Cardíaco, Arteriografias e Angioplastias. O serviço também oferece procedimentos ainda mais avançados, como: TAVI (Implantação de Válvula Aórtica Transcateter), Endoprótese e Embolização.
Desde o início do serviço, já foram realizados procedimentos para tratar condições congênitas em adultos, como FOP (Forame Oval Patente), CIA (Comunicação Interatrial) e CIV (Comunicação Interventricular), utilizando técnicas avançadas para corrigir malformações cardíacas sem a necessidade de cirurgia aberta.
Com atendimento voltado para toda a região, a Hemodinâmica da Santa Casa de Assis recebe pacientes por meio de convênios e particulares, porém, um dos principais objetivos da atual Diretoria Executiva é que este serviço seja credenciado pelo Ministério da Saúde para atendimento SUS. As tratativas para este credenciamento já foram iniciadas.
O objetivo é ampliar ainda mais a oferta de exames e oferecer a mais alta tecnologia e excelência em saúde cardiovascular a toda parcela da população.