O objetivo foi capacitar as Comissões Hospitalares de Transplantes para captação e enucleação de córnea.

Na última sexta-feira, dia 18, as enfermeiras Ana Paula Costa de Oliveira e Tatiane Cristina de Souza representaram a Santa Casa de Assis no 1° Curso de Enucleação, organizado pelo Banco de Olhos de Marília HC/Famema e Organização de Procura de Órgãos (OPO) Marília.

O evento foi direcionado aos enfermeiros membros das Comissões Intrahospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHT) de Hospitais da área de abrangência do DRS IX Marília, com o objetivo capacitá-los para atuarem na captação e enucleação de córnea para transplante de órgãos.

O trabalho de captação e transplantes de órgãos pelo Sistema Único de Saúde, por meio do Sistema Nacional de Transplantes (SNT) proporciona esperança de vida para milhares de pessoas.

Segundo dados do Ministério da Saúde foram realizados em 2023 10.575 transplantes de córneas. E mesmo sendo o tipo de transplante mais realizado no Brasil, em junho deste ano 28.937 pessoas ainda aguardavam na fila por um transplante (fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br).

Sobre a CIHT - A Comissão Intrahospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes em hospitais públicos, privados e filantrópicos foi criada pelo Ministério da Saúde em 2009. Seu objetivo é melhor organizar o processo de captação de órgãos, identificação de doadores, abordagem adequada com familiares e articulação entre a Organização de Procura de Órgãos (OPO) e a Central de Transplantes (CTx).

Seja um doador de órgãos - Seja um doador de órgãos - A melhor maneira de garantir efetivamente que a vontade do doador seja respeitada, é fazer com que a família saiba sobre do desejo de doar. Não é necessário registrar a intenção de ser doador em cartórios, nem informar em documentos, mas a família precisa saber sobre o seu desejo de se tornar um doador após a morte, para que possa autorizar a efetivação da doação.

Crédito Fotos: OPO (Organização de Procura de Órgãos)/Famema