Profissionais da Santa Casa de Assis participam de curso de suporte de vida pediátrico

O curso PALS, essencial para atendimento infantil, foi mais uma conquista possibilitada pela investidora filantrópica Amalia Spinardi à Instituição.

 

Nesta semana, nos dias 30 e 31, profissionais dos setores de atendimento neonatal e pediátrico da Santa Casa de Assis participaram de um importante curso para o atendimento pediátrico, o PALS – Suporte Avançado de Vida Pediatria, que oferece capacitação aos profissionais para reconhecerem e manejarem crianças criticamente doentes, com treinamento por simulação realística de casos práticos.

A capacitação foi possível graças a doação de Amalia Spinardi, investidora filantrópica assisense, responsável por quase todo investimento financeiro na construção e estruturação da UTI Neonatal e Pediátrica, recém-inaugurada na Maternidade da Santa Casa de Assis e que leva o seu nome, como forma de reconhecimento e gratidão a apoiadora.

Com duração de 20 horas, o curso foi ministrado pela empresa Help2, com Certificação da American Heart Association, no Centro de Estudos, Pesquisas e Extensão e abordou os temas: reconhecimento e tratamento de bebês e crianças em risco de parada cardiorrespiratória, suporte básico de vida de bebês e crianças, reconhecimento de arritmia, manejo invasivo e não invasivo das vias aéreas, desfibrilação e cardioversão sincronizada, acesso intra-ósseo e administração em bolus de fluido e outros.

A Santa Casa de Assis tem avançado nos serviços oferecidos ao público infantil, com a inauguração do Pronto Atendimento Pediátrico e mais recentemente com a UTI Neonatal e Pediátrica Amalia Spinardi, além dos serviços historicamente oferecidos na sua Maternidade, a única na região com instalações exclusivas para gestantes, parturientes e recém-nascidos.

Neste ano, as equipes dos serviços de suporte de vida pediátricos também visitaram e participaram de outros treinamentos em instituições hospitalares renomadas e reconhecidas pela qualidade do atendimento ao público infantil, como Hospital Pequeno Príncipe (Curitiba/PR) e Albert Einstein (São Paulo/SP), também por intermédio e apoio financeiro de Amalia Spinardi.

Além de cumprir com sua grande vocação SUS, mobilizando mais de 60% dos seus atendimentos ao sistema público, a Santa Casa de Assis mantem seu propósito de sempre oferecer um atendimento de qualidade, moderno e humanizado e para isso tem contado com importantes parcerias na implantação de novos e melhores serviços de saúde, ampliando assim o acesso da população de Assis e região a tratamentos especializados, antes encontrados somente em grandes cidades.

Para ver essas e outras notícias acesse www.santacasadeassis.org.br e acompanhe os canais da Instituição nas redes sociais.