Colaboradores do Centro Cirúrgico e da Central de Material e Esterilização (CME) da Santa Casa de Assis, participaram na segunda e terça-feira, dias 29 e 30 de abril, de um treinamento voltado à Prevenção de Infecções no Centro Cirúrgico. O treinamento, realizado no Centro de Estudos, Pesquisa e Extensão da instituição, contou com a participação ativa de cerca de 50 profissionais.
Nos encontros, a enfermeira-coordenadora, Fernanda Sousa, abordou tópicos essenciais que trataram sobre os protocolos de higienização, manuseio adequado de materiais esterilizados, medidas de prevenção de infecções hospitalares, entre outros.
O objetivo é aprimorar as práticas de higiene e esterilização que hoje são realizadas, garantindo ambientes cirúrgicos cada vez mais seguros para todos os pacientes e profissionais de saúde. A iniciativa, também considerada uma oportunidade para discussões e esclarecimento de dúvidas, permite aos enfermeiros e técnicos de enfermagem o aprimoramento de suas funções.
O coordenador de serviços assistenciais da Santa Casa de Assis, Edmar Luis Oliveira, participou dos encontros e falou sobre a importância de discutir o tema, sobretudo para evidenciar a qualidade dos serviços oferecidos e a segurança dos pacientes acolhidos e dos trabalhadores que atuam no hospital.
A Santa Casa de Assis tem como prática exercer a educação continuada aos colaboradores e com este propósito tem em seu planejamento programas e palestras que visam a capacitação dos funcionários e o desenvolvimento dos setores, garantindo, assim, cuidados de saúde da mais alta qualidade a todos os cidadãos.