A Santa Casa de Assis teve a honra de participar ativamente da 2ª Oficina de Regionalização da Saúde, realizada pela Secretaria Estadual da Saúde, na cidade de Marília.
O evento, que ocorreu no dia 22 de fevereiro, contou com a presença do Secretário Estadual de Saúde, Dr. Eleuses Paiva, o presidente da Fehosp (Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo), Edson Rogatti, e reuniu prefeitos e representantes de 36 entidades filantrópicas, com o objetivo de fortalecer a integração e a eficácia dos serviços de saúde regionais.
Com um compromisso contínuo com a excelência no atendimento e na gestão dos serviços, a Santa Casa de Assis compartilhou suas experiências práticas durante as discussões e ressaltou às autoridades presentes suas ações em prol à comunidade da região.
Estiveram presentes ao evento, representando a Instituição assisense, os coordenadores Edmar Luis de Oliveira (Assistencial), Amanda Mailio Santana (Captação de Recursos e Qualidade Hospitalar) e Andresa Félix Bomtempo (Tecnologia da Informação e Dados).
Além deles, também participaram a Gerente dos Ambulatórios Médicos de Especialidades – AMEs de Assis e Botucatu (gestão Ambulatorial da Santa Casa de Assis), Andréia Camargo Souza, e o Analista de Regulação Guilherme Alves Medeiros.
Também esteve presente junto a equipe da Santa Casa de Assis a diretora do Hospital Regional e membro do Comitê Executivo de Governança da Rede de Atenção à Saúde das Macrorregiões, Prof. Dra. Telma Goncalves Carneiro Spera de Andrade.
A 2ª Oficina de Regionalização da Saúde ainda enfatizou a importância da cooperação entre as instituições de saúde da região para enfrentar os desafios comuns e garantir um atendimento eficiente e acessível a todos.
O evento também aconteceu para debater sobre a importância dos programas Tabela SUS Paulista e IGM SUS Paulista, iniciativas pioneiras lançadas no último ano com o objetivo de garantir uma remuneração adequada a entidades filantrópicas.
“O projeto de regionalização veio complementar a Tabela SUS Paulista, com os hospitais filantrópicos recebendo uma remuneração justa, e assim diminuindo as filas de cirurgias. Quem mais ganha com a regionalização são os pacientes do SUS, afinal eles não precisam sair da sua região para realizar um procedimento”, disse o presidente da Fehosp, Edson Rogatti.
Repasses a entidades regionais
Durante a Oficina, a Secretaria de Estado da Saúde e os 62 municípios da região de Marília firmaram um termo de compromisso de gestão que garantiu mais de R$ 257 milhões do Tesouro Estadual para a área da saúde. A iniciativa abrange investimentos provenientes da Tabela SUS Paulista e IGM SUS Paulista.
A Santa Casa de Assis foi contemplada com o valor total de R$ 1.586.520,00 – recursos que irão contribuir ativamente para o melhor acolhimento aos pacientes atendidos por meio do Sistema Único de Saúde – SUS.
“A participação da Santa Casa de Assis nesse importante evento reafirma o compromisso em contribuir ativamente para o aprimoramento do sistema de saúde regional, buscando sempre proporcionar o melhor atendimento e cuidado aos nossos pacientes. Expressamos nossa profunda gratidão à Secretaria Estadual da Saúde e nos comprometemos a continuar trabalhando em conjunto para o bem-estar e qualidade de vida de toda a nossa população”, disse Edmar Luís de Oliveira, Coordenador Assistencial da Santa Casa de Assis.